quarta-feira, 15 de setembro de 2010

IMPLANTE CEREBRAL DE SEDA É ESPERANÇA PARA EPILEPSIA E LESÕES DA COLUNA


Cientistas criaram um novo tipo de eletrodo para implantes cerebrais que praticamente se funde no lugar, adequando-se com perfeição à superfície irregular do cérebro. Feito de uma mescla precisa de polímero, metal e seda, o implante ultrafino é menos invasivo do que os tradicionais eletrodos de agulha, praticamente não causando danos ao cérebro.
A tecnologia pode impulsionar o campo das interfaces cérebro- máquina e permitir a criação de dispositivos práticos para monitorar e controlar as convulsões epilépticas e até mesmo para transmitir sinais do cérebro para partes específicas do corpo, saltando partes danificadas por fraturas da coluna vertebral.

Em pacientes com epilepsia, as matrizes de eletrodos cerebrais podem ser usados para detectar quando a crise epiléptica está começando, e enviar de volta ao cérebro pulsos elétricos que anulem os ataques.

Nas pessoas com lesões na coluna vertebral, a tecnologia tem potencial para ler diretamente no cérebro os sinais complexos que comandam os movimentos e encaminhar esses sinais diretamente para os músculos saudáveis ou para próteses, saltando a porção danificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário