segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
O QUE SÃO PALMILHAS ORTOPÉDICAS E POSTURAIS
O QUE SÃO PALMILHAS ORTOPÉDICAS E POSTURAIS
As palmilhas Ortopédicas e Posturais caracterizam-se por proporcionar estímulos de pressão na planta do pé, atuando de forma precisa sobre os barorreceptores cutâneos. A base pode ser de couro sintético ou até mesmo material de E.V.A, sendo pré-determinado na avaliação, pois depende do tipo das atividades de vida diária de cada indivíduo .
Sob esta estrutura são colocados outros materiais de forma precisa, formando mini relevos nas palmilhas, chamados de elementos, são colocadas na parte interna e/ou externa ou em forma de barras transversais. Os relevos podem ter de 1 a 3mm de espessura e apresentam diferentes densidades.
Na avaliação é analisada toda postura do paciente nos diferentes planos corporais, nos permitindo ver sua orientação postural global no espaço e suas alterações com relação ao padrão postural mais adequado para cada caso. Os testes neuromusculares e exteroceptivos podoposturais nos dão informações sobre as tensões globais, suas possíveis assimetrias, suas compensações musculares e a repercussão postural que pode já estar estruturada e/ou rígida. Com base, e após os dados prévios e precisos colhidos da postura de cada pessoa, será confeccionada a palmilha.
O SNC mediante aos estímulos constantes provocados pelos elementos nas palmilhas, registram novas informações para musculatura em geral, modificando assim a postura aos poucos, produzindo a reprogramação da posição corporal. Assim, pode-se realizar o tratamento da etiologia de muitas patologias do sistema músculo-esquelético, obtendo-se melhores resultados se somado ao tratamento fisioterapêutico.
Portanto, o tratamento consiste em centralizar o paciente com relação a ele mesmo, graças às estimulações podais apropriadas a cada caso, que vamos denominar as Palmilhas Ortopédicas e Posturais. Com o tempo, os materiais utilizados para os elementos podem ceder e para que se alcancem os objetivos traçados é imprescindível a reavaliação depois de dois meses e a medida que os objetivos são alcançados os períodos de reavaliação são espaçados.
Texto baseado no autor Ignasi Beltrán Ruiz, Posturólogo, Podoposturólogo, Podólogo e Osteopata. Fundador e diretor do Instituto de Posturologia e Podoposturologia de Barcelona desde 1998. Exerce funções docentes como professor associado da Universidade de Barcelona e dirige o curso de pós-graduação em Posturologia desde 2005. RUIZ, IB. Plantillas Posturales Experoceptivas. La Revista del Instituto de Posturologia y Podoposturologia. Ano 1/nº 2; Março – Abril/2008.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário