segunda-feira, 15 de março de 2010
Voltar a Andar
Para alguns, voltar andar é um sonho e esse sonho pode ser sentido através do Lokomat, o primeiro aparelho no Brasil que faz a pessoa paraplégica ou tetraplégica caminhar na esteira. Hoje, a equipe da Revista Sentidos esteve na AACD, do Ibirapuera, em São Paulo, para acompanhar o lançamento oficial da máquina.
Para fazer a demonstração, foi convidada a vereadora Mara Gabrilli, tetraplégica há 15 anos.
Depois das preparações necessárias e todos os cuidados, foram colocados os cintos de segurança, que levantaram seu corpo e a deixaram em pé.
Após diversos ajustes para segurança e melhor desempenho, Mara começou a andar.
Emocionada, a vereadora fala: “Quando o pé alcança a esteira, a sensação da marcha é mais forte ainda, é perfeito, sinto meu corpo inteiro, minha perna se movimentando e fico mais ofegante. Só que o quadril fica preso e não dá pra rebolar, faltou o toque feminino (risos).
“Não tive medo quando me colocaram de pé, é um sentimento de liberdade, parece que estou aprendendo a andar”
Ao andar, o paciente que está na Lokomat pode se olhar no espelho, que estimula sua autoestima. Al disso, há uma televisão que fica a frente do paciente que simula o local por onde ele está andando.
“Se não desligarem, eu saio andando daqui” (risos)
De acordo com Mara, depois do exercício feito na Lokomat, a postura dela fica melhor, a perna mais tonificada. “Isso demonstra que andar faz bem”, diz a vereadora.
O aparelho, que custa aproximadamente 1 milhão de reais, tem por objetivo melhorar o condicionamento físico, auxiliando no tratamento e reabilitação da marcha dos pacientes. Alice Ramos, superintendente técnica do Centro de Reabilitação, afirma que, o equipamento será importante para a reabilitação, que deve ser feita também com outras terapias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário